Posted by Wellington Maeda On April - 12 - 2014 0 Comment

qcon2014-home

Olá a todos.

Quero nesse post passar um pouco da experiência do que vi e um pouco do que entendi assistindo as palestras da QCon desse ano nos dias 10 e 11 de Abril.

Primeiramente parabenizar a todos que organizaram o evento que foi de altíssimo nível, com discussões excelentes e compartilhando informações extremamente importantes. Um parabéns especial para o pessoal da Magazine Luiza, UOL e CI&T que mandaram muito bem nas suas palestras.

A mensagem mais importante na minha opnião é que a comunidade de softwares open source está a cada ano com mais força no mercado privado. As empresas estão abrindo as portas para esse tipo de solução e estão tendo ganhos significativos comparado a soluções de grandes players do mercado que não estão dando conta do recado mesmo cobrando centenas de milhares de dólares pelas suas soluções.

Isso é devido a um motivo, cada empresa tem o seu problema especifico. Estamos nos tempos aonde não apenas gigantes como Google e Facebook ou até mesmo a Nasa lidam com grande quantidades de Tera ou Penta bytes. Hoje as empresas menores estão batendo na nossa porta para resolver esse tipo de problema .

Note que disse que elas estão batendo na nossa porta e não na porta dos grandes fornecedores de software mundiais. Isso pelo motivo que esses grandes fornecedores nunca poderão oferecer uma opção customizada e mesmo você pagando algumas centenas de milhares de dólares essa solução não será customizada para o seu problema porque o software não atende apenas a sua empresa.

Entendido isso as empresas estão então procurando soluções customizadas e para que o negócio seja viável o custo deve ser baixo. Com isso  chegamos aos softwares open source que possui um vasto parque tecnológico para vários tipo de problemas aonde podemos traçar estratégias mais abertas para solucionar os problemas . Podemos hoje adotar um software ou ate mesmo vários e utilizar o que cada um tem de bom a oferecer para o seu negócio e de quebra temos uma equipe bem treinada que estará preparada para os desafios dos próximos anos sem o custo altíssimo que cobram os grandes players .

Nos próximos posts vou mostrar algumas dessas tecnologias e como elas estão ajudando essas empresas a resolverem seus problemas de forma simples e prática.

Até mais .

Wellington Maeda

About the author

Wellington Maeda Desenvolvedor Java certificado OCJP e arquiteto de sistemas Java e SOA. Entusiasta de tecnologias emergentes e Open Sources, seus interesses envolvem SOA , sistemas distribuídos de alta performance.

Be Sociable, Share!

Protected by WP Anti Spam